quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cafeicultores mineiros pagarão dívida com café

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, decidiu que os cafeicultores endividados com o Estado poderão realizar o pagamento em café. O pronunciamento foi feito hoje pelo governador após reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

De acordo com Aécio, os cafeicultores devem cerca de R$ 1 bilhão ao governo federal. Ficou acertado que o pagamento da dívida será feito ao longo dos próximos vinte anos, sendo pago 5% da dívida anualmente.


O preço estipulado às sacas de café foi estabelecido pelo Ministério da Agricultura, e ficará entre o praticado hoje no mercado e o reivindicado pelos produtores. Os leilões para acertar as opções de compra do grão serão pautados pelo próprio governo.

Medida parecida foi tomada nos anos 30, pelo então presidente Getúlio Vargas. Como modo de diminuir o impacto causado pela crise da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, o presidente comprou grande parte do estoque de café dos cafeicultores e ordenou a queima de milhões de sacas, para tentar evitar a desvalorização no preço do produto, que na época era responsável por 70% das importações do país.
(Veja mais aqui)

Aécio Neves lembrou que os produtores de café também acumulam uma dívida com o setor privado, na ordem de R$ 3 bilhões, e pediu ao governo federal que assuma uma parte do débito.

(Fonte: Folha Online)

Um comentário:

  1. Vejo uma regressão histórica :~ haha
    antes fosse só histórica, sem problemas quanto a isso - já passou.
    o problema é ser econômica também ;/

    ResponderExcluir