sexta-feira, 22 de maio de 2009

Show de horrores

Justiça revoga licença que permite à menina Maisa trabalhar


A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Osasco revogou a licença que permitia que a menina Maisa Silva, que completa sete anos hoje, trabalhasse. Como se trata de uma menor, detalhes do processo não são fornecidos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que entrou com a representação no Fórum de Osasco. Maisa apresenta desenhos no SBT e participa de um quadro no "Programa Silvio Santos". Em duas edições do programa do dono da emissora, a menina chorou. Em uma, um menino pintado de monstro a assustou, e na outra, a menina bateu a cabeça em uma câmera. Também hoje, o Ministério Público Federal (MPF) informou por meio de comunicado que deseja saber do Ministério das Comunicações se o órgão tomará providências quanto às denúncias de exposição inadequada da menina.




Fonte: folha online
______________________


O assunto "Maisa" se tornou uma piada nacional. Particularmente, nunca encontrei alguém que tratasse o assunto com seriedade, seja dentro da Faculdade ou em uma mesa de bar. No entanto, ao acessar o site da Folha de São Paulo e me deparar com a garota estampando a primeira página, senti um misto de surpresa e indignação. Tanta importância a essa tal "piada nacional"? Algo está errado. A indignação, contudo, foi por perceber que, mais do que piada, a questão se tornou um verdadeiro show de horrores - e que eu mesma ignorava até então a dimensão do assunto.


O público aplaude em explícita aceitação da menina chorando no palco, sendo trancada e arrastada dentro de uma mala ou gritando desesperadamente. Os comentários são os melhores. "Isso é vingança, por causa do caso da peruca", como dito em um vídeo postado no youtube . Os comentários do Sílvio Santos não ficam atrás. "Ai, que engraçado". Engraçado mesmo, a ponto do Ministério Público precisar intervir no caso.


A sensação que ficou é que perdemos o limite entre o trágico e o cômico. Rir de tombos na rua, achar engraçado a sessão Faustão de "cassetadas"... o ponto-mor foi o dia em que a minha vó - protestante fervorosa - começou a rir ao assistir o noticiário local, que no momento tratava de "criminosos" presos. Perdemos mesmo a noção? A disfunção narcotizante da comunicação passou a causar riso em vez de apatia? Continuaremos como hienas, ingerindo toda essa merda e rindo? Sinceramente, tenho medo das respostas.


Links:
Maisa chorando no palco:
http://www.youtube.com/watch?v=vFQC7YdrkEI&feature=related


Silvio Santos coloca Maisa dentro de uma mala:
http://www.youtube.com/watch?v=amPkD6Wrv4Q

______


A Folha mostrou ainda um site criado pela "libertação" da menina Maisa. Já é alguma coisa.

2 comentários:

  1. podem falar inúmeras coisas sobre isso, mais caso Maísa é um abuso, tanto para a inteligência dos expectadores, quanto para a racionalidade das pessoas aptas a um bom programa. Uma menina de sete anos fazendo o que está menina faz é como escravizar a infantilidade, não deixa-la viver coisas da sua idade. Quando tiver seus vinte e poucos anos, vai sofrer horrores com isso. Adorei o blog de vocês, estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Paula! Retratou com fidelidade o caso que vem assolando o país e já perdeu a graça (se é que um dia teve alguma) há tempos.
    Explorar uma criança só pelo fato dela ser infantil e ingênua não dá lucro pra ninguém. Espero que o MPU tome a medida certa e a retire do ar ou pelo menos deixe ela só na apresentação de desenhos.

    ResponderExcluir