A Panda Books acaba de lançar o livro Os Segredos dos Roteiros da Disney: Dicas e Técnicas para Levar Magia a Todos os seus Textos, escrito pelo americano Jason Surrell, roteirista e produtor da Walt Disney Imagineering.
Na obra, Surrell, baseado em sua experiência, dá dicas de como escrever uma trama atraente, como alinhavar uma história, construir os personagens, como recriar textos clássicos e os demais aspectos que envolvem o processo de criação de um texto.
O processo criativo é dividido em três fases:
- Inspiração, o momento em que as ideias nascem e evoluem. O autor discute sobre o uso de contos de fadas, mitos e lendas e a técnica consagrada pelo tempo de contar uma velha história de uma nova maneira;
- Transpiração, o ato de escrever. Surrell ensina a desenvolver heróis que tenham credibilidade, a importância dos subenredos e dos personagens de apoio, os artifícios para aprofundar a trama e as reviravoltas que alinhavam a história;
- Clímax, o ato de reescrever. Trata da crítica ao próprio trabalho, mantendo a motivação e a inspiração nos altos e baixos da criatividade.
Todos os capítulos são entremeados por citações do próprio Walt Disney e histórias pessoais da criativa comunidade Disney, que oferecem estímulo para o máximo desenvolvimento do potencial criativo do leitor.
Os Segredos dos Roteiros da Disney tem 228 páginas no formato 14 x 21 cm e custa R$ 35,90.
Fonte: HQmaniacs
____
Adicione uma colher de açúcar, uma xícara de chá de leite, duas colheres de manteiga, mais uma xícara disso, outra daquilo... mas o segredo da receita mesmo fica com aquela tia velha, que nunca o revela. A diferença é que, mesmo revelando o "segredo", escrever é o tipo de coisa que não se a ensina depois da pré-escola, simplesmente porque não se aprende. No máximo as técnicas se repetem. E onde fica o talento? O conteúdo? A inspiração?
Daqui a pouco vão querer dar aulas de criatividade nas "universidades"...
...ops, já fazem isso.
...ops, já fazem isso.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPois é... eu tava lendo e pensando, como é que a pessoa ensina inspiração? Aliás, como é possível ensinar o chamado "processo criativo"? Bizarro isso. Não quero esse livro, bjs.
ResponderExcluir35 reais? Não...
Eu concordo com você no ponto de que talento para escrever ou criatividade não podem ser aprendidos da mesma forma que, digamos, a tabuada. Mas eles podem sim ser incentivados e exercitados. Um bom artigo sobre isso é esse texto do Mark Rosewater, um talentoso designer de jogos: http://tiny.cc/sr4wR
ResponderExcluirEu não acho que seja ruim dicas de roteiro. ALém do mais, vindo de um povo que mexe com isso há anos como a Disney. Mas a criatividade e inspiração fica por conta do autor.
ResponderExcluirHehehe, não era justamente o que o Jorge Amado fazia..? "Usar a receita do sucesso"...
ResponderExcluir