O Ministério da Educação ordenou semana passada o fechamento de 17 cursos de Pedagogia e Normal Superior em diversas instituições de ensino superior do país. A decisão foi tomada após o ministério analisar de forma minuciosa esses cursos.
Durante a realização do primeiro Enade, em 2005, 60 instituições obtiveram pontuação 1 ou 2, consideradas insuficientes pelo critério do exame. Essas escolas foram então, uma a uma e de forma mais específica, analisadas por especialistas do ministério.
Do total, 40 assinaram (ou ainda assinarão) um documento chamado Termo de Saneamento de Deficiências, pelo qual elas se comprometem a regularizar as insuficiências dos cursos em até um ano. Das outras 20 que restaram, 12 solicitaram o cancelamento dos cursos, uma vez que não tinham interesse em modifica-los, e outras 5 instituições esperam a conclusão das turmas em andamento para encerrar a oferta de Pedagogia e Normal Superior. Só três escolas foram redimidas de qualquer alteração, uma vez que foram consideradas aptas, embora a pontuação do Enade assim não informasse.
Ao que parece, as medidas são corretas, mas vieram com atraso. Considerando que o resultado alarmante fora dado ainda em 2005, o prazo de 4 anos até uma decisão concreta me parece danoso à sociedade, que nesse período acaba recebendo profissionais não totalmente capacitados, ainda mais para uma área que requer tamanha responsabilidade: a educação infantil.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pior do que não exigirem diploma é darem diploma a qualquer um. Acho que passou da hora de tomarem medidas contra essas instituições faz-de-conta.
ResponderExcluirO negócio é que universidade virou indústria de diploma nesses últimos tempos, elas não visam o aprendizado, mas a grana. Geralmente pegam pessoas que trabalham, são casadas e estão fazendo um curso superior pra tentar melhorar de vida, mas na verdade nao tem a base necessária para o aprendizado. O professor finge que ensina e o aluno finge que aprende, isso não é só em pedagogia, direito e administração estão no ranking nº 1 da pilantragem. Uma vergonha, isso sim.
ResponderExcluir