domingo, 28 de junho de 2009

Gripe suína volta a ser destaque e muda o calendário de faculdades paulistas

Após todo o escarcéu realizado pela queda do voo 447 da empresa aérea Air France, a preocupação com a gripe suína (oficialmente chamada de Gripe A) volta a tomar espaço na preocupação pública.

Hoje pela manhã foi confirmada a primeira morte causada pelo vírus H1N1 no país. A vítima foi Vanderlei Vial, de 29 anos, que residia no Rio Grande do Sul. De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, Vanderlei foi infectado pela gripe enquanto passava uma estadia de sete dias na Argentina.

O cuidado para evitar a propagação do vírus fez com que a Universidade de São Paulo (USP) e a Cásper Líbero suspendessem as aulas de milhares de alunos. De acordo com notícia divulgada em 25 de Junho pela Folha Online, a Cásper Líbero adiantou em cinco dias as férias de 3500 alunos, após a confirmação de dois casos da gripe entre os graduandos de jornalismo.

Já na USP, as medidas foram tomadas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). De acordo com a mesma notícia da Folha, a confirmação de três casos motivou a suspensão das aulas de aproximadamente 3000 alunos. No site da própria FEA há uma nota com explicações acerca da medida. De acordo com a nota as aulas foram suspensas por uma semana, e apenas para alunos da graduação e outras atividades de estudo em que haja grande aglomeração de estudantes – ocasiões favoráveis para a transmissão da doença.

Um comentário: